BIO GABRIEL SCHMIDT


Nascido em Porto Alegre no ano de 1980, Gabriel iniciou seu contato com a fotografia dentro do curso de Publicidade e Propaganda da PUCRS pelas mãos do professor Carlos Gerbase em 1997. Logo obteve uma câmera e começou a fotografar diariamente, e montou em casa, um laboratório analógico preto e branco.

Ao se formar em 2002 abriu seu primeiro estúdio junto com 3 colegas. Sua pesquisa de conclusão de curso "Traços, vestígios de uma poética visual urbana" foi apresentada em forma de exposição fotográfica dentro da programação cultural do II Fórum Social Mundial. Nessa época já dedicava-se exclusivamente à fotografia e foi convidado a participar de uma seleção de arte-educadores realizada pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre, momento que assumiu o cargo de Oficineiro de Fotografia da Região Sul da cidade. O projeto se repetiu ao longo de dois anos e o fez expandir ainda mais a sua busca pelo aprendizado dentro da fotografia.

Em 2004 realizou sua segunda exposição individual: "Translúcida Noite" apresentada na Galeria Lunara, dentro do Centro Cultural Usina do Gasômetro. Neste mesmo ano deu continuidade à sua formação, desta vez na UFRGS através do curso de Fotografia e Narratividade.

Em 2006 voltou a dar aula, a oportunidade surgiu numa escola privada, onde era fotógrafo de uma publicação mensal. Desta vez a Oficina de Fotografia se repetiu por cerca de 5 anos e contribuiu na formação de futuros jovens fotógrafos. Deste projeto surgiu o FotoClube FC, para que seguissem estudando e publicando projetos. Entre 2009 e 2013 o coletivo atuou na cena fotográfica se reunindo periodicamente, imprimindo fanzines e sobretudo publicando a sua revista on-line "FC Mag" {http://cargocollective.com/fotoclubefc}. Paralelamente deu sequência na sua formação no Curso Avançado de Fotografia Digital, cursado entre 2008 e 2009 na ESPM Sul.

Em 2008 fundou a Electro Photo, empresa focada nas áreas de Publicidade, Moda e Conteúdo. Hoje em dia o estúdio acumula 7 anos de atuação e para marcar esse aniversário, em 2015 lançou a exposição “Beach Culture”.

Atualmente segue atuando como arte educador, desta vez através do projeto Mais Cultura nas Escolas, uma iniciativa do MEC/MINC que viabiliza oficinas de arte de longa duração em escolas públicas.